terça-feira, 24 de maio de 2011 | By: Comunicadores de Plantão

Visita dos índios Xucuru Cariri. Por:Yeda Mello


A Faculdade da Cidade do Salvador em comemoração ao mês do Índio trouxe nos dias 12 e 13 de abril a tribo indígena Xucuru Cariri do Estado de Alagoas. Palestras e debates foram realizados no Ed. Bradesco, Comércio. Uma apresentação com direito a exposição e dança indígena.
Mediada pela professora Antoniella Devanier, o evento foi bastante interessante e importante para o nosso conhecimento cultural brasileiro.
            O evento foi um grande incentivo para as pessoas conhecerem mais e melhor essa população que é tão discriminada pela sociedade. A palestra passou para o público, conhecimento como: seus costumes, crença, meios de cura através de chá e outras curiosidades. A tribo fez uma exposição de seus trabalhos durante o evento para quem quisesse comprar ou até mesmo só conhecer seus trabalhos.
            A índia Karan Xucuru é a porta voz do grupo, ela falou como os índios são curados quando estão doentes, e como é feito o parto, comentou também como eles são discriminados pela população e que não são bem aceitos.
            A Faculdade da Cidade e a professora Antoniella Devanier estão de parabéns por esse rico e grandioso evento.
            Eu, Yeda Mello estudante do segundo semestre de jornalismo desta instituição, tive o privilégio de entrevistar a representante da tribo Xucuru Cariri, Karan Xucuru.

ENTREVISTA:       

YM: Como os índios são vistos pela população?
KX: Nós não somos bem vistos pela população, ainda existe preconceito contra nós. A cada dia vamos lutar e tentar passar outra visão em relação a nós índios.
YM: Que tipo de preconceito?
KX: Essa visão ainda de sermos agressivos e não termos costumes dos homens brancos.
YM: Vocês para curar um doente com uma doença grave procuram um hospital na cidade ou fazem o procedimento de vocês? Através de ervas!
KX: Nós sempre curamos nossos doentes através de ervas, isso vem desde nossos avós, passa de geração para geração, agora quando o estado de saúde é grave, aí sim procuramos um hospital.
YM: Muito obrigada, vocês estão de parabéns, adorei a palestra e ainda participei da dança. (risos)
KX: (risos) Nós que agradecemos é sempre um prazer realizar esse tipo evento.

0 comentários:

Postar um comentário