segunda-feira, 30 de maio de 2011 | By: Comunicadores de Plantão

O lixo na Cidade Alta

A Cidade de Salvador uma metrópole que abriga uma população de sete (7) milhões de pessoas, dividida pelos bairros da cidade baixa e alta. E claro que com uma cidade tão populosa existem vários problemas, e um deles é o lixo na cidade. Das quase 115 mil toneladas de lixo geradas a cada mês em Salvador, a parte reciclada é absurdamente menor: apenas 2,3 mil toneladas. Hoje Salvador conta com dois "depósitos de lixo", o aterro de Canabrava, que recebe materiais pós-construção, e o Aterro Metropolitano Centro, na estrada do Cia, próximo a Simões Filho.

O sistema de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Salvador, realizado através da Limpurb, é dividido em quatro grupos:

1)Resíduos sólidos urbanos: composto por resíduos provenientes do comércio e das residências, o que totaliza 728 mil toneladas por ano, 60,65 ton./mês.

2) Resíduos de construção civil: representam 44% do total coletado, e a soma é de 605 mil ton./ano, o que dá 50,40 ton./mês.

3) Resíduos vegetais: vêm de feiras livres como a de S. Joaquim e a Ceasa; e das podas das árvores provenientes da Coelba e da Superintendência de Parques e Jardins.

4) Resíduos de serviço de saúde: vêm das clínicas e dos hospitais. Até 2006, a prefeitura realizava a coleta, mas houve uma mudança na legislação que repassou 100% da coleta para empresas particulares. 

Em alguns bairros da cidade alta a coleta é precária, no engenho velho da federação os moradores reclamam da falta de recolhimento do lixo, ficando assim amontoados  de lixos e  entulhos espalhados pelas  ruas.

                                 Lixo no Engenho velho da federação próximo a uma escola.

O planejamento da coleta de Lixo na RMS(Região Metropolitana de Salvador) é nenhum, e está defasado há quase uma década, segundo acusam ambientalistas e técnicos. Numa amostragem das conseqüências, o centro da capital - do trecho que vai do Campo Grande à Praça Municipal -, além das ruas do bairro de Itapoã - consta-se visivelmente  focos propícios à disseminação de  doenças infecto-contagiosas e da contração da  dengue. Faltam caixas coletoras em diversos pontos e a coleta é bastante irregular.


FOTOS:
  









Terreno com detritos no bairro do costa azul.


 





Funcionários da Limpurb em ação nas ruas da cidade.
Mas em Rua de Itapuã, moradora se queixa do acúmulo de lixo.










 No supermercado Bompreço, localizado próximo ao shopping Barra, há um posto destinado para reciclagem no estacionamento. Infelizmente o recolhimento desse lixo não é diário, o que gera mais um problema, a quantidade de insetos como formigas e baratas e animais como ratos e pombos é enorme, principalmente à noite.



 




 Achamos um vídeo na internet que mostra bem o acumulo de lixo na cidade alta, na AV.Carlos Gomes o lixo está tomando parte de todo o passeio, fazendo com que as pessoas fiquem praticamente no meio da rua.




Texto produzido pelos alunos de jornalismo da Faculdade da cidade do Salvador:

Adriana Oliveira
Carla Hupsel
Cecílio Passos
Silvia Helena
Yeda Mello





















0 comentários:

Postar um comentário