quarta-feira, 25 de maio de 2011 | By: Comunicadores de Plantão

Visita dos índios Xucuru Cariri (Por-Silvia Helena)

Os Índios da tribo Xucuru Cariri fizeram uma apresentação na faculdade da cidade do Salvador, que fica localizada no prédio do Bradesco, no comércio. Fizeram uma apresentação, mostrando seus costumes, danças e artesanatos  
            Os índios chamaram os alunos para participar da apresentação com o objetivo dos alunos aprendem a dança. A professora Antoniela Devanier que foi a mediadora do encontro também interagiu dançando. 
            Eles falaram das dificuldades que eles enfrentam com o descaso das autoridades da região. A Índia Karan Xucuru que é terapeuta holística e técnica em enfermagem foi a líder do grupo e explicou como eles tentam  viver apesar da modernidade, de modos e costumes antigos, mas também precisam aprender os costumes dos brancos para lidar com determinadas situações.
            Os Xucurus-Kariris são um grupo indígena que vivem no município brasileiro de  Palmeiras dos Índios, no estado de  Alagoas, e vem da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Habitam as Áreas Indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto. 
                     Os Xucurus-Kariris têm como referência territorial histórica os limites do antigo aldeamento indígena onde a propriedade lhes foi concedida por sentença judicial em meados do século XIX, onde a demarcação havia sido autorizada em 1822.


Vejam o que a índia Karan Xucuru fala sobre as dificuldades da tribo.
Por Silvia Helena:

 SH: Quando um índio fica doente na tribo, vocês procuram ajuda de medico?

KX:Sim, quando dentro da tribo vemos que não podemos fazer nada levamos para um hospital.  

SH:Com a tecnologia e os avanços dos tempos, as crianças têm perdido a essência dos Índios antigos?

KX:Temos escolas para os mais velhos aprenderem a língua portuguesa, mais também professores para ensinar a cultura da tribo para os pequenos não perder o dialeto indígena.

SH:O que significa xucuru na língua indígena?

KX:Significa andarilho.

0 comentários:

Postar um comentário