segunda-feira, 30 de maio de 2011 | By: Comunicadores de Plantão

Visita dos índios Xucuru Cariri (Por-Cecílio Passos)

Em abril, abrimos as portas da Faculdade da Cidade para que os índios da Tribo Xucuru Cariri adentrassem e dessem um show de cultura viva.
O encontro ocorreu nos dias 12 e 13 de abril no Edifício Bradesco. E, nesse contexto, ocorreu um grande debate sobre a cultura indígena, em que se defenderam as suas origens, costumes, artesanatos, religião entre outros temas do cotidiano.
Os índios se mostraram bem adaptados a realidade atual deles na sociedade, mas não muito satisfeitos. Fizeram algumas alusões ao vivido anteriormente, como eram seus modos de vestir, costumes peculiares da tribo, o viver da caça, da pescar e da colheita de vegetais. Discutiram com muita propriedade sobre os temas que foram abordados. Koram uma das integrantes da tribo tinha um discurso bastante politizado, em que defendia os interesses de sue povo e fazia severas críticas à FUNAI (Fundação Nacional do Índio), que segundo ela é um órgão que não compreende a realidade do viver indígena, fazendo com que os índios criem outros meios para preservar a sua cultura e consigam sobreviver.
Foram apresentadas ao longo do encontro algumas ervas que são utilizadas pela tribo para tratamento medicinais, os artesanatos que são utilizados como adereços para se embelezar e também são vendidos para aquisição de renda, além de um breve debate sobre a religião, onde a Mãe Terra foi reverenciada com um lindo canto que encantou e embalou todos os presentes.
A Faculdade abriu suas portas, e fez com que os seus estudantes - integrantes de uma sociedade moderna, abrissem suas cabeças e compreendessem todo o legado que a comunidade indígena tem a nós ofertar, quebrando todos os laços de superioridade e nos igualando perante a cultura.

0 comentários:

Postar um comentário