quarta-feira, 25 de maio de 2011 | By: Comunicadores de Plantão

Visita dos índios Xucuru Cariri (Por-Adriana Oliveira)


Nos dias 12 e 13 de abril os índios da tribo Xucuru Cariri vindos de alagoas, se apresentaram na Faculdade da Cidade do Salvador e conversaram com os alunos sobre as suas culturas, crenças e seus modos de vida, ensinando assim um pouco do dia a dia deles e aprendendo sobre o nosso também. A índia Itabira é a curandeira da tribo, falou sobre os tratamentos de saúde usados lá, a base de folhas e raízes que são eficaz contra as doenças.
Ela diz também que os nomes dos integrantes da tribos são criados a partir da natureza, antigamente não podia ser registrado o nome indígena, cada índio tinha seu nome da cultura indígena e outro na identidade, outra curiosidade também é que  hoje eles não falam mais o dialeto IPA, mais procuram não perder com o tempo essa lingua. O índio Canidé “falou sobre a dança da tribo que é chamada de” Tóre” é feito um circulo e eles vão dançando e cantando músicas tipicamente indígenas, a dança é algo sagrado para eles, pois através dela eles dão boas vindas aos visitantes, cantam para agradecer a boa colheita entre outras coisas.Por fim a  Faculdade da Cidade do Salvador, e um grupo de alunos do 1° semestre  do curso de publicidade, deu aos índios Xucuru Cariri  a oportunidade  de mostrar melhor a sua cultura, e os alunos presentes aprender um pouco mais com pessoas tão importantes para a nossa historia do Brasil, sendo os primeiros habitantes do país e que ultimamente não estão sendo  respeitados como deveriam, pois só com o dia 19 de abril eles podem se expressar e mostrar suas tradições, que são tão ricas em detalhes.

Entrevista com a índia Itabira (Feita por Adriana Oliveira)

AO:Vocês tem medo que no Brasil a cultura indígena se desfaça por conta de todas essas modernidade que estamos vivendo?

IT: Sim, isso nos preocupa bastante, porque a nossa cultura vem de muitos anos, e perder o espaço conquistado será algo muito ruim.

AO: Pelo que podemos ver, vocês são bem ligados a natureza, pois através dela são feitos os rémedios e os seus trabalhos artísticos, como vocês vêem essas devastações, a poluição e a falta de consciência das pessoas em relação a natureza?

IT: Ficamos tristes com tudo que acontece com a nossa natureza, ela nos dá tudo que precisamos e as pessoas não sabem aproveitar e acaba distruindo ela por nada.

AO: Então é isso, obrigado índia Itabira por nos passar essa lição de conhecimento e gostaria de elogiar também o trabalho feito por vocês.

IT: Obrigado vocês por nos dar essa oportunidade para falarmos da nossa cultura. 



0 comentários:

Postar um comentário